História da ATKG

A Associação Tenshi-do-kan de Karate-do Goju-kai - ATKG, foi registrada oficialmente em 14 de dezembro de 2019, é uma entidade de administração desportiva sem fins lucrativos, constituída para o fim de ensino e divulgação do Karate Goju-kai e outras manifestações da cultura japonesa. O estatuto da instituição foi registrado oficialmente em cartório sob a inscrição 37.205.092/0001-56.

Contudo, a sua história teve início um pouco antes, com pessoa do sensei Junio Elias da Paz que, por recomendação médica, começou a prática do karate, em fevereiro de 1981, com o sensei João Alcides Ferraz de Carvalho (Baiano) e, posteriormente, em 1987, recebeu treinamentos com o sensei Luiz Carlos Rossi, ligada a União de Karate-do Goju-ryu do Brasil - UKGB, sendo essa entidade presidida Shihan Ryuzo Watanabe que também era vice-presidente da International Karate do Goju-kai - IKGA Honbu e presidente do bloco sul-americano.

Sensei Junio com Watanabe Sensei
Sensei Junio (à direita) com Watanabe Sensei

Em 1995, foi promovido a shodan pela Meibukan do Brasil e a partir do ano seguinte até 2002, ministrou aulas de karate na Associação dos Servidores da Universidade Federal de Uberlândia - ASUFUb. Em 2003, com espaço próprio continuou a ministrar as aulas com o nome de Tenshi-do-kan (Academia Caminho do Anjo).

O sensei Junio teve uma atuação social importante ministrando Karate Goju-kai em projetos:

  • "Programa de Controle de Homicídios – Fica Vivo!", uma iniciativa do Governo do Estado de Minas Gerais, nos bairros Dom Almir / Morumbi (2006 a 2018);

  • "Karate Pedagógico", da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia - Proex UFU, ministrando karate Goju-Kai no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, no bairro Roosevelt (2012 a 2021).

Em 2008 a Associação Tenshi-do-kan filia-se à IKGA Brasil a convite de seu novo presidente, Renshi Shihan Luis Antônio de Araújo Kotsubo.

De 2008 até a presente data, o sensei Junio participou com seus alunos em diversos campeonatos e treinamentos técnicos, promovidos pela IKGA Brasil e outras entidades federadas.

Treinamento com Renshi Shihan Luiz Kotsubo
Treinamento com Renshi Shihan Luiz Kotsubo (ao centro)

Ryuu-no-dojo foi o primeiro Dojo a associar-se à ATKG. Incentivado pelo seu sensei, Junio Elias da Paz, o dojo foi fundado em 26 de fevereiro de 2016 pelo sensei Matielo de Oliveira Vieira. Tendo como objetivo contribuir com a difusão e o fortalecimento do Karate-do Goju-kai na cidade de Uberlândia/MG e região. A Ryuu-no-dojo tem parceria com a Dominó Escola Infantil desde o princípio e tem suas atividades voltadas tanto para o público escolar, quanto para a comunidade.

A Diretoria (gestão: dez. 2019 a dez .2023)

  • Presidente: Junio Elias da Paz (3º Dan IKGA / 6º Dan CBK)

  • Vice-presidente: Matielo de Oliveira Vieira (2º Dan IKGA)

  • Diretor social: Ichitaro Watanabe (2º Dan IKGA)

  • Diretor jurídico: Pedro Henrique de Melo (1º Kyu)

  • Diretora financeira: Carla Serafin Ferreira e Silva (2º Kyu)

  • Secretário: Ives Martins Watanabe

Linhagem Goju-ryu IKGA

  1. Miyagi Chojun Sensei (1888-1953)

    Fundador do estilo Goju-ryu (estilo Forte e Suave).

    O Mestre Miyagi Chojun ensinou karate-do em locais como o Centro de Treinamento da Polícia de Okinawa, Escola Municipal de Comércio de Naha, Escola Normal de Okinawa e Centro de Treinamento Popolar de Okinawa. Em 1929 o Mestre foi ao Japão, a convite dos Departamentos de Karate da Universidade Imperial de Kyoto, Universidade de Kansai e Universidade de Ritsumeikan. Este foi o primórdio da difusão do estilo Goju-ryu por todo o Japão. Foi nesta época que o Mestre Yamaguchi Gogen conheceu o Mestre Miyagi Chojun.

  2. Yamaguchi Goshi - Saiko Shihan

    Presidente da IKGA Honbu

    Mestre Yamaguchi Goshi, nasceu em Shinjing, na Manchúria, em 28 de Setembro de 1942, terceiro filho do fundador Yamaguchi Gogen. Após o falecimento de seu pai em 1989 foi convidado a presidir as duas entidades: International Karate-do Goju-kai Association (IKGA) e a Japan Karate-do Goju-kai Association (JKGA), recebendo o título de Saiko-Shihan.

    Sempre preocupado em difundir o Karate-do Goju-ryu de forma correta, Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi, faz diversos seminários todos os anos ao redor do mundo.

  3. Luiz Kotsubo - Renshi Shihan

    Presidente da IKGA Brasil

    Em 1974, Mestre Kotsubo teria seu primeiro contato com a ABK (Associação Brasileira de Karate), presidida pelo mestre Ryuzo Watanabe que o nomeou, em 1994, como representante Estadual de Karate Goju-ryu do Rio de Janeiro. Em 2007, mestre Kotsubo iniciou um trabalho de reestruturação da IKGA no Brasil e na cidade de Santiago no Chile, com a presença dos representantes sul-americanos e professores do Brasil, mestre Yamaguchi Goshi outorga a representação oficial e o título de Renshi ao mestre Luiz Kotsubo.

  4. Junio Elias da Paz

    Sensei

    Junio Elias da Paz é Presidente da Associação Tenshi-do-kan de Karate-do Goju-kai (ATKG) e representante oficial da IKGA na região do Triângulo Mineiro/MG.

    É fundador e idealizador da ATKG, instituição que é filiada à Federação Mineira de Karate (FMK), vinculada à Confederação Brasileira de Karate (CBK) e federada à IKGA. A Associação desenvolve vários projetos sociais atendendo crianças e jovens em vários bairros de Uberlândia.